NFA

Logo NFA Branco

Por dentro dos bastidores da NFA: CalibaN

O sucesso da NFA é a combinação de diversos fatores, incluindo um trabalho incrível que é feito nos bastidores. Hoje, damos início a uma série de entrevistas, com o objetivo de apresentar a vocês algumas das pessoas que fazem tudo acontecer por trás das câmeras. Jorge Abieri, o CalibaN, é o primeiro entrevistado da roda, e contará um pouco sobre o seu trabalho como Diretor Artístico da NFA.

Fotos: Filipe Nevares/ABCM Agência

Me conta um pouco sobre você, sua trajetória nos esports, o que você faz na NFA e como chegou na empresa?

CalibaN: Eu me chamo Jorge Abieri e sou mais conhecido como CalibaN no meio dos games. Sou o responsável pela parte artística desde o conteúdo, ao broadcast entre outras criações e desenvolvimentos especiais do grupo BMS, que é o responsável pela NFA e por outros projetos voltados ao universo de games e esports.

Aos poucos fui ganhando espaço, ganhando visibilidade, produzindo bastante coisa diferenciada, o que me levou a conseguir ter passagem por 4 mundiais na China produzindo conteúdo, além de atuar em projetos no Brasil. 

Eu já havia trabalhado anteriormente com alguns amigos que na época estavam atuando na holding (BMS) [responsável pela produção da NFA], até que entraram em contato comigo através da indicação de um deles e aqui estou há quase um ano.

caliban

Qual a função de um Diretor Artístico?

CalibaN: Dentro dos esports isso varia muito. Como ainda é um universo “novo”, acredito que não se tenha uma definição exata ainda. Existem empresas que o Diretor Artístico atua em todo o processo de desenvolvimento de um show, até mesmo dirigindo a execução dele dentro do broadcast. 

Eu tento trazer um pouco de referência de execução dos âmbitos que já atuei (publicidade, cinema e esports) de acordo com a necessidade que a empresa tem, tornando minha atuação mais versátil. Mas basicamente, está diretamente ligada à parte criativa. Sendo assim, de forma resumida, eu fico responsável pela criação e desenvolvimento conceitual dos projetos.

Faço tudo que é relacionado fazer sentido com o conceito que criei, principalmente de forma visual (cenografia, conteúdo, posicionamento de palco, figurino, fotografia, luz, efeitos especiais, artes digitais, entre outros).

Qual a importância de uma direção artística no contexto geral de uma competição como a NFA?

CalibaN: São muitas! Grandeza, comunicação, dinamismo, identidade… Quando se tem algo bem pensado e estruturado especialmente para uma proposta, produto, projeto, enfim, você consegue entregar o que quer comunicar, você mostra quem é você, mostra ao que veio, cria identificação com seu público, passa mais credibilidade, trás a comunidade para perto, desperta mais interesse…

Eu poderia ficar um bom tempo aqui falando sobre o quão importante é (risos). O cenário de esports precisa se estruturar mais, ser mais estratégico, mais bem pensado. Ter direção artística em um show/campeonato/projeto é fundamental nessa estruturação para o desenvolvimento do meio e crescimento.

Como funciona o processo criativo, desde a idealização até a realização de um cenário?

CalibaN: Depende muito do projeto. Pode não parecer, mas nosso meio de trabalho é bem insano, então, muitas vezes você acaba tendo que trabalhar de forma simultânea com outras coisas que ainda estão em processo de criação e desenvolvimento, que poderiam ser o ponto de partida para a criação do cenário.

Mas a priori é se alimentar da maior quantidade possível de informações sobre o projeto e tentar dar uma cara pra ele através da cenografia que vá gerar um ambiente fluído para que o show aconteça.

Pode dar mais detalhes com relação ao conceito do cenário da Liga NFA Season 5?

CalibaN: Eu queria trazer conceitos não muito comuns nos shows que temos desse segmento e ter uma diretriz menos reta de execução de show. Por isso fiz ela com dois andares. Para criar uma dinâmica de câmeras que permite passeios entre um caster e o outro. E como teríamos acontecendo ao mesmo tempo a construção de uma nova identidade de marca para a liga, partir desse princípio também para comunicar isso visualmente.

Lá você consegue observar a cenografia como se ela ainda estivesse sendo construída, sem muita forma. E esse é um dos conceitos principais. Ela vai sofrendo mutações e expandindo conforme as coisas do calendário da NFA vão acontecendo.

E a cada novo projeto ela tá com uma forma diferente e mais robusta. Aguardem o show da final (risos)!

Indo um pouco atrás, nos outros cenários que você montou para a NFA, pode também contar um pouco sobre cada um deles?

CalibaN: Eu gosto muito de contar histórias, mesmo que apenas visuais e muitas vezes não tão perceptíveis, através do que eu faço. Trazer um significado que de alguma forma faça sentido pra quem está consumindo o conteúdo.

Mesmo que criando apenas uma semelhança inconsciente. Então nas duas seasons que trabalhei na NFA (desde o ano passado), as cenografias sempre partiram de um projeto principal, que é a Liga NFA. É na liga principal que precisamos ter algo grandioso.

Por parte da empresa, sempre teve um interesse de atrelar todos seus campeonatos ao circuito de campeonatos que rola durante todo ano. Então as cenografias dos outros campeonatos são sempre um desdobramento reduzido do projeto principal, com alguma coisa nova ou mudança de conceito para não ficar parecendo apenas ser sempre a mesma coisa.

Entre todos os cenários que você montou, qual você tem um carinho maior?

CalibaN: Eu tenho um carinho muito grande por todos eles. Difícil escolher um (risos). Mas o da season atual da NFA acho que tem uma atenção maior da minha parte, principalmente pelo fato dele ter sido bem ousado, orgânico e desafiador.

Qual foi o trabalho dentro da NFA mais desafiador até hoje?

O trabalho mais desafiador é sempre o que está rolando no momento (risos). Uma das coisas que é muito característica do meu trabalho é tentar sempre trazer conceitos novos e diferenciados pros projetos. Então na maioria das vezes são coisas que até mesmo eu nunca fiz. Todo projeto acaba sendo um novo desafio.

Quais conselhos você daria para quem quer seguir a carreira de Diretor Artístico um dia?

CalibaN: Explore! De tudo. Pesquise muito, esteja sempre antenado ao que está sendo feito no mundo todo, coloque a mão na massa. Faça do seu jeito, com o que tem e tente o máximo possível ter contato com tudo relacionado à criatividade.

Seja diferenciado! Trabalhar na área artística é um aprendizado sem fim. E ouse, sempre. Tente não se prender ao simples e ao mais fácil. Arriscar faz parte e é assim que se aprende. E estude pois é a base e o mercado de trabalho muitas vezes ainda acaba tendo exigências quando a graduação e afins.


A grande final da Liga NFA Season 5 acontece neste domingo (27), a partir das 18h. Acompanhe a transmissão ao vivo nos canais oficiais da NFA no YouTube, no TikTok e na BOOYAH!, plataforma de streaming da Garena.

6PC5XV9443L6