Após ser consolidado como o maior campeonato de Free Fire independente do mundo, segundo o Esports Charts, a NFA anuncia a primeira expansão internacional do circuito da marca. Nos próximos meses, o cenário latino-americano de Free Fire será palco da primeira NFA LATAM.
O campeonato será disputado nos mesmos moldes da Liga NFA, no que diz respeito às regras competitivas, como: obrigatoriedade do uso do BlackBox, pontuação e sequência de mapas por rodada.
Entretanto, o formato competitivo será diferente com relação à última etapa da Liga NFA. Reunindo os 24 melhores times da América Latina, a NFA LATAM contará com fase de grupos, semifinais e finais.
A NFA LATAM será transmitida ao vivo, às 21h no Sul da Argentina e às 19h no México. As transmissões serão realizadas no canal da NFA LATAM na BOOYAH!, plataforma de streaming da Garena.
Entenda o formato da NFA LATAM
Veja como funcionará a NFA LATAM:
Fase de grupos
Com as 24 equipes divididas em quatro grupos com seis times cada, a fase de grupos será disputada entre os dias 4 e 16 de junho, às sextas, sábados e domingos. Dois grupos se enfrentam em séries de cinco mapas, seguindo a ordem Bermuda, Purgatório, Kalahari, Purgatório e Bermuda.
Veja o calendário:
04/06/2021 (sexta-feira): A x B05/06/2021 (sábado): C x D- 06/06/2021 (domingo): A x C
- 11/06/2021 (sexta-feira): B x D
- 12/06/2021 (sábado): A x D
- 13/06/2021 (domingo): B x C
Os seis últimos colocados na tabela de pontos corridos não avançam para a próxima fase, que será disputada pelas 18 melhores equipes da fase de grupos. Indo para as semifinais, a pontuação geral será zerada e somente o MVP permanecerá. Este, bem como acontece nos campeonatos da NFA no Brasil, é contabilizado do primeiro até o último dia do torneio.
Semifinais
Disputada em três dias, as semifinais acontecerão entre 18 e 26 de junho, seguindo o mesmo formato: dois grupos se enfrentam em uma série de cinco mapas na ordem Bermuda, Purgatório, Kalahari, Purgatório e Bermuda. No final, os 12 melhores avançam para as finais.
Veja o calendário:
- 18/06/2021 (sexta-feira): A x B
- 19/06/2021 (sábado): A x C
- 20/06/2021 (domingo): B x C
Finais
Aqui, sem divisão de grupos, as equipes se enfrentarão entre si, ainda em séries de cinco mapas: Bermuda, Purgatório, Kalahari, Purgatório e Bermuda.
Veja o calendário:
- 25/06/2021 (sexta-feira)
- 26/06/2021 (sábado)
- 27/06/2021 (domingo)
Os times
A NFA LATAM será disputada por 24 grandes equipes do cenário de Free Fire da América Latina. Entre elas está a Naguará, que recentemente disputou a NFA Division, o campeonato da NFA que classifica para a Liga NFA principal. A Naguará foi a primeira equipe latino-americana que disputou um torneio organizado pela NFA.
Organizações mais tradicionais como Meta Gaming, Newstar, GOD Esports e Savage Esports também aparecem entre os times convidados.
Confira a lista:
- 24K Gaming
- Break Head
- Carter Soul
- CDG
- Gama Esports
- GOD Esports
- Icon Gaming
- Kong Esports
- KS Esports
- Meta Gaming
- Mineiros
- Team Dragons
- MMA Esports
- Naguará
- Team Boss
- Newstar
- Peru Gaming
- Savage Esports
- Team Poio
- Templários
- TWT Esports
- Team Play
- Virus Gaming
- X3X Esports
NFA em processo de expansão global
A NFA se consolidou como o maior campeonato independente de esports e maior competição independente de Free Fire no Brasil, e agora abre as portas para uma expansão global.
Marcelo Camargo, CEO da NFA, acredita que, com a NFA LATAM, será possível unir o melhor dos dois mundos e trazer ainda mais competitividade para o cenário de Free Fire emulador.
“Entendemos que o cenário emulador é forte não somente no Brasil, e sim na América Latina como um todo. A comunidade precisava desse investimento para acelerar o desenvolvimento dos esports, visando trazer patrocinadores para apoiar esse cenário e dar oportunidade para os jogadores que sonham em se tornar profissionais. Nosso principal objetivo é conectar os públicos e trazer novos desafios para os times de diversos países, visando o crescimento do cenário emulador global”, explica Marcelo.
Segundo Marcelo, a criação da NFA LATAM está diretamente interligada com a consolidação do cenário:
“Ao trazer um evento internacional de grande porte é possível fixar o cenário de forma mais concreta. Esse novo passo agregará muito para a Liga NFA e para os times que nela estão presentes”, afirma o CEO.