NFA

Logo NFA Branco

Especial: Os técnicos que disputam a Season 5 da Liga NFA – PARTE 2

A NFA tem assumido cada vez mais o compromisso de contar histórias. Hoje, publicamos a segunda parte do nosso especial com os técnicos que disputam a Liga NFA Season 5. Jota, THIAGÃOz, Xande, Coach Lay, e JAMPS fecham a reportagem contando suas trajetórias e histórias dentro do Free Fire.

Jota – Los Grandes

Jota é técnico da Los Grandes (Foto: Reprodução)

João Victor “Jota” conheceu o Free Fire através de um primo quando ainda estava nos Estados Unidos. Ex-K9 e Game Over, começou sua carreira como jogador profissional, disputou grandes torneios como a NFA, mas desistiu por falta de oportunidade financeira. 

Depois de um tempo, percebeu que poderia ajudar as pessoas com dicas e conselhos dentro do jogo. Assim, decidiu investir no trabalho como técnico, que mais tarde o levou até a Los Grandes. Inspirado no Alok, Jota tem como objetivo profissional se tornar o maior técnico do cenário. 

“Disputar a Liga NFA é legal, agrega demais, um campeonato desse porte sempre é bom estar jogando, e disputando título. Estou bem empolgado e acho que conseguimos o título se fizermos o nosso trabalho”.

THIAGÃOz – SS

Tiago Ferreira, mais conhecido como COACH THIAGÃO, é o cara que comanda os garotos da SS, um dos times que mais está se destacando na Liga NFA Season 5. THIAGÃO foi apelidado assim pela sua personalidade forte, uma das características que faz parte do seu trabalho como técnico e Manager na SS.

O carioca de 28 anos passava mais tempo no PUBG, mas jogava ranqueadas no Free Fire com a mulher e suas amigas. Até que um dia decidiu que começaria a estudar e entraria de vez no mundo do Frifas. 

Inspirado em figuras como Nobru, God Wins, El Gato e Cerol, THIAGÃO tem como um dos seus objetivos ser um influenciador da Garena. Entretanto, o desejo à frente da SS é ser campeão da Liga NFA e também da Liga das Américas, primeiro torneio internacional da NFA. 

THIAGÃO passou por várias experiências no cenário amador antes de chegar na SS, mas sempre foi o cara dos bastidores. Deu seus primeiros passos na N9 Esports, ainda com PUBG Mobile. Um tempo depois passou a se dedicar mais ao Free Fire, organizando campeonatos diários e mensais. Thiago também chegou a trabalhar com a Joga Easy, organização do influenciador Vrau.

Em um momento de diversão fora dos campos, foi convidado pelo Rangel para fazer parte da SS. Desde que o THIAGÃO chegou, a SS marcou presença e brigou pelo título em praticamente todos os campeonatos que disputou no cenário emulador, assim como também é vice-líder na atual temporada da Liga NFA. 

“A NFA é atualmente a maior competição do cenário profissional e essa passagem pela competição de forma positiva agrega muito no currículo para que outras organizações avaliem o jogador, e até mesmo nós da comissão técnica, para possíveis contratações no futuro”.

Xande – Deuses

técnicos nfa season 5
Coach Xande (Foto: Reprodução/Canal Safe)

Alexandre “Xande” nunca imaginou que trabalharia com jogos, até que seus filhos mudaram o rumo da história. Atualmente na Deuses, Xande começou a jogar Free Fire em 2018, por causa dos seus filhos. Mais tarde, as crianças decidiram que queriam jogar competitivamente, e o pai abraçou a ideia.

Xande começou a estudar para ajudar os filhos, e ao longo do processo, sua esposa percebeu que ele estava mandando bem, fazendo a diferença no jogo dos filhos. Foi então que, juntos, criaram um perfil no Instagram, onde começaram a publicar conteúdos relacionados a parte mais técnica do Free Fire. 

A trajetória de Xande no profissional começou na Lost, uma organização pequena, que abriu portas maiores para o técnico. Após deixar a Lost, Xande passou por orgs consolidadas no cenário de Frifas, como PM, K9, Golpistas e TG Gamers – onde assinou seu primeiro contrato profissional e ganhou sua primeira NFA Challenge.

Durante sua passagem pela K9, Xande ainda foi campeão no cenário feminino como técnico da antiga “Equipe X”, da Voltan.

Dessa forma, inspirado em figuras como Nobru, El Gato, Cerol e GOD Wins, o maior objetivo de Xande é viver do Free Fire e realizar os sonhos de outras pessoas dentro do jogo.

Lay – BLACK

técnicos nfa season 5
COACH_LAY (Foto: Alexandre Brady/FURIA)

Inspirada em Altman, Coach Lay comanda a BLACK, o primeiro time 100% feminino que disputa a Liga NFA. Nascida em São João de Meriti, na baixada fluminense do Rio de Janeiro, Lay conheceu o Free Fire em 2018, através do irmão mais novo. Desde que entrou no competitivo, se empenhou não somente no desenvolvimento do seu jogo, mas do cenário feminino como um todo. 

Lay começou em guildas pequenas, mas com muito empenho e dedicação: foi líder de times masculinos e femininos, e formou grandes nomes, mais tarde recrutados por guildas maiores. Depois de um tempo, foi notada por grandes equipes do cenário nacional de Free Fire, como Tropa, Arca de Noé, paiN Gaming e TG Gamers, até chegar na FURIA. 

“Meu maior objetivo é ganhar campeonatos, desenvolver o time para conquistar troféus, ter reconhecimento em um  cenário onde poucas portas são abertas para o cenário feminino”.

“O sentimento de estar na NFA é incomparável a todos os campeonatos nos quais disputei, é um sonho sendo  realizado, poder estar disputando com inspirações do competitivo. Minha expectativa é poder mostrar que um time feminino possa ser tão bom quanto os demais, é fazer com que nós [BLACK] sejamos inspirações”.

JAMPS – Imperial

Inspirado no filme “Coach Carter” e um grande admirador do trabalho dos técnicos K9 e Metal, João “Jamps” quer ter o seu nome como referência no cenário. Mesmo formado em psicologia e nascido em Porto Alegre, Jamps faz malabares e foi apelidado assim por um colega que fez no circo. 

O técnico da Imperial começou a jogar Free Fire em 2018, só por diversão. Devido a faculdade, deixou o jogo de lado por um tempo para se dedicar 100% aos estudos. Contudo, quando concluiu a formação, precisou lidar com pandemia, e acabou encontrando refúgio no jogo. 

técnicos nfa season 5
Line-up da Imperial que disputa a Liga NFA Season 5 (Foto: Divulgação/Imperial)

Depois de adquirir experiência nas Séries B e C por trás do celular, abraçou a oportunidade de trabalhar com o cenário emulador. Disputando a Liga NFA, quer chegar bem na grande final e se classificar para a Liga das Américas. 

“A NFA é importante na minha trajetória como profissional para me mostrar que sou capaz de trabalhar com Free Fire, seja no celular, ou no emulador, o jogo é o mesmo. Eu sempre me desafiei, e estar aqui neste momento, disputando a Liga NFA, já é um acréscimo enorme na minha carreira”.

Encerramos aqui mais um especial, mas na semana que vem estamos de volta! Enquanto isso, se liga nos outros personagens que já passaram por aqui:

Acompanhe a Liga NFA Season 5

A Liga NFA Season 5 acontece sempre aos sábados e domingos, a partir das 18h. As transmissões são ao vivo nos canais da NFA no YouTube e na BOOYAH!, plataforma de streaming oficial da Garena.

A competição é patrocinada pelas empresas Bluestacks, BOOYAH!, Pichau Gaming e Game.TV, além de apoiada pela Stattrak, o “cartola” dos esports.

Leia também:

Dragões é o melhor time do momento? – Análise